terça-feira, 4 de novembro de 2008

FRASES E REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO

'SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO. '(PAULO FREIRE)

FRASES E REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO

01. Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.Autor: Paulo Freire.
02. A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado.Autor: Carlos Drummond.
03. A educação para o sofrimento, evitaria senti-lo, em relação a casos que não o merecem.Autor: Carlos Drummond
04. O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.Autor: Ralph Emerson.
05. O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada, é o despertar.Autor: Ernest Renan.
06. O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.Autor: Sócrates.
07A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.Autor: John Dewey.
08. A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore.Autor: Joseph Addison.
09. A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.Autor: Aristóteles.
10. A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.Autor: Sêneca.
11. A educação pública nunca resolve o difícil problema do desenvolvimento simultâneo do corpo e da inteligência.Autor: Honoré de Balzac.
12. A educação desenvolve as faculdades, mas não as cria.Autor: Voltaire.
13. A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.Autor: Jean Jacques Rousseau
14. Ousarei expor aqui a mais importante, a maior, a mais útil regra de toda a educação? É não ganhar tempo, mas perdê-lo.Autor: Jean Jacques Rousseau
15. Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade.Autor: Mark Twain
16. A boa educação consiste em esconder o bem que pensamos de nós próprios e o pouco bem que pensamos dos outros.Fonte: 'Cadernos'Autor: Mark Twain
17. Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo.Autor: Franz Kafka.
18. Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo.Autor: Edward Gibbon.
19. Toda a educação se reduz a estes dois ensinamentos: aprender a suportar a injustiça e aprender a suportar o aborrecimento.Autor: Ferdinando Galiani
20. É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.Autor: Immanuel Kant
21. Para as crianças, educação é o mestre-escola; para os jovens é o poeta.Autor: Aristófanes
22. A educação é inimiga da sabedoria, porque a educação torna necessárias muitas coisas das quais, para sermos sábios, nós deveríamos ver livres.Autor:Luigi Pirandello.
23. É preciso uma vida longa para ultrapassar as seqüelas da educação.Autor: Jan Greshoff.
24. A educação seria a arte de parecer inofensivo.Autor: Corrado Álvaro.
25. Sem autenticidade, sem educação, sem liberdade no seu significado mais amplo - na relação consigo mesmo, com as próprias ideias pré-concebidas, até mesmo com o próprio povo e com a própria história - não se pode imaginar um artista verdadeiro; sem este ar não é possível respirar.Autor: Ivan Turgueniev.
26. A boa educação não está tanto no fato de não derramar molho sobre a toalha de mesa, mas em não perceber se outra pessoa o faz.Autor: Anton Tchekhov
27. Não pode haver educação onde não há discrição.Autor: Miguel Cervantes
28. O mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta.Autor: Confúcio.
29. O hábito do trabalho modera qualquer excesso, induz à necessidade de organização, ao gosto pela ordem; da ordem material chega-se à moral: portanto, o trabalho pode ser considerado como um dos melhores auxiliares na educação.Autor: Massimo Azeglio
.30. A orientação inicial que alguém recebe da educação também marca a sua conduta ulterior.Autor: Platão.
31. Educação Negritoé aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.Autor: Karl Kraus.
32. A educação de um povo pode ser julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas.Autor: Edmondo Amicis.
33. Não se podem censurar os jovens preguiçosos, quando a responsável por eles serem assim é a educação dos seus pais.Autor: Esopo.
34 A educação (...) criou uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de reconhecer o que vale a pena ser lido.Autor: G. Trevelyan.
35. Tolerar a desordem é conseqüência de uma educação falha.Autor: Talmude
36 Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça.Autor: Textos Bíblicos, Hebreus 12,11
37 Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação.Autor: Maomé.
38. O princípio da educação é pregar com o exemplo.Autor: Anne Turgot
39 A vida deve ser uma constante educação.Autor: Gustave Flaubert.
40. A formosura da alma campeia e denuncia-se na inteligência, na honestidade, no reto procedimento, na liberalidade e na boa educação.Autor: Miguel Cervantes.
41 A educação pode tudo: ela faz dançar os ursos.Autor: Wilhelm Leibniz
42 Um sistema de legislação é sempre impotente se, paralelamente, não se criar um sistema de educação.Autor: Jules Michelet.
43 A educação desenvolve as qualidades, não as cria.Autor: Luc de Clapiers Vauvenargues
44A educação é a segunda natureza.Autor: Severo Catalina
45 A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação do corpo.Autor: Paolo Mantegazza.
46. A educação é um seguro para a vida e um passaporte para a eternidade.Autor: Antonio Guijarro.
47. Como é possível que, sendo as criancinhas tão inteligentes, a maioria das pessoas sejam tão tolas? A educação deve ter algo a ver com isso!Autor: Alexandre Dumas (filho).
48. A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.Autor: Padre Antônio Vieira.
49 A cultura forma sábios; a educação, homens.Autor: Louis Bonald.
50Não vos parece que certos pais querem castigar nos filhos a má educação que lhes deram?Autora: Carmen Sylva.
51. A má educação consiste especialmente nos maus exemplos.Autor: Marquês de Marica.
52. Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância.Autor: Will Durant.
53. O verdadeiro modo de não saber nada é aprender tudo ao mesmOs verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.Autor: Mário Quintana.
54. Perigoso não é o homem que lê, é o que relê.Autor: Voltaire.
55 Pobre daquele que rejeita a sabedoria e a instrução; e a esperança deles é vã, e os trabalhos sem fruto, e inúteis as suas obras.Provérbio Judaico.
56 Por não ter escutado, eu nada aprendi.Autor: Michel Quoist
57.O que me surpreende na aplicação de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade.Autor: Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUES

  • PROVAS PIAGETIANAS - *PROVA DE SERIAÇÃO* * Prova de Seriação de Palitos* *A) Descrição do material* Uma série de 10 palitos graduados; Um palito para intercalar (que denom...
  • ESQUIZOFRENIA - A esquizofrenia é uma doença mental crônica que se manifesta na adolescência ou início da idade adulta. Ela atinge em igual proporção homens e mulheres, em...