O Filme como meio de inclusão
Educação especial e inclusiva
Esp. Psicopedagoga Márcia Rodrigues
Tutora: EADCON/Pedagogia
A instituição de ensino deve ser um lugar que inclua todos os alunos abrindo as portas para a diversidade. Entretanto, tal contribuição para a inclusão ainda encontra resistência quando se defronta com o preconceito e o despreparo dos educadores bem como o confronto com o paradigma da “normalização” que rondam os ambientes educacionais.
Educação especial e inclusiva
Esp. Psicopedagoga Márcia Rodrigues
Tutora: EADCON/Pedagogia
A instituição de ensino deve ser um lugar que inclua todos os alunos abrindo as portas para a diversidade. Entretanto, tal contribuição para a inclusão ainda encontra resistência quando se defronta com o preconceito e o despreparo dos educadores bem como o confronto com o paradigma da “normalização” que rondam os ambientes educacionais.
Com o intuito de contribuir e combater o rótulo “normais” e “deficientes”, o presente trabalho, que se encontra vinculado ao Projeto de Extensão “Superando desafios”, sob orientação da tutora Esp. Márcia Rodrigues, apresenta aos alunos da rede universitária do sistema de ensino EADCON em Livramento- Bahia, uma parceria EADCON/CAPS por meio da projeção de filmes, centralizados na temática saúde mental, valorizando desta maneira as diferenças.
Para alcançar o objetivo proposto, os alunos escritos no projeto desenvolverão dinâmicas, atividades pedagógicas com músicas ou brincadeiras, bem como estimularão momentos de debate baseado nos filmes e/ou com leitura de vários tipos de textos.
Após a exibição do filme selecionado, nas salas do centro Educacional Castro, sob o prisma da educação inclusiva, faz-se, junto aos alunos em consonância ao período de estudo de cada equipe, uma análise dos aspectos positivos e/ou negativos que o vídeo transmitiu, incitando uma reflexão acerca da idéia principal – que é a inclusão – e promovendo, por meio de discussões e debates, não somente o respeito e a tolerância, mas, acima de tudo, a compreensão e a conscientização das diversas manifestações sejam elas de cunho físico, cultural, sexual, religioso, étnico e econômico.
Os resultados que se obteve com as outras etapas do projeto, apontam mediante a análise dos alunos de pedagogia, profissionais da EADCON, profissionais e usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que o projeto, à medida que se desenvolve, tem alcançado reflexões pertinentes e de suma importância para o fim a que se destina.
Parceria: EADCON/Centro Educacional Castro/ CAPS
A exibição dos filmes acontecerá todas as sextas-feiras, pala manhã às 9 h e a tarde às 14 h, nas salas do Centro Associado, contando com a participação de uma equipe de alunos por exibição, além dos usuários e equipe de saúde mental do CAPS em Livramento.
Ao término desta etapa do projeto, os alunos de pedagogia irão apresentar artigos sobre a temática: Educação inclusiva/ especial e saúde mental.
Equipes: Pedagogia
1ª equipe - (manhã)
2ª equipe – (tarde)
3ª equipe - (manhã)
4ª equipe – (tarde)
Márcia
Jovelina
Edineuza
Vera
Ilmara
Durcelina
Maria Neide
Maria das Dores
Georgiana
Ediléia
Jucélia
Vanusia
Valdirene
Betanhia
Maria do Carmo
Maria de Fátima
João Paulo Valdice
Datas:
1ª equipe: 10 de Julho de 2009 ------------07 de Agosto de 2009.
2ª equipe: 17 de Julho de 2009 ------------14 de Agosto de 2009.
3ª equipe: 24 de Julho de 2009 -----------21 de Agosto de 2009.
4ª equipe: 31 de Julho de 2009 ---------- 28 de Agosto de 2009.
Certificação: 10 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário